Idade do domínio e extensão influenciam a otimização de sites?


otimização de sites SEO

Tendo em mente que o processo de otimização de sites deve começar em seu projeto, muito antes da publicação, umas das primeiras dúvidas que surgem na criação de uma página, e talvez uma das mais pertinentes, diz respeito à escolha do domínio. Em caso de dúvidas, contrate uma consultoria SEO para te auxiliar neste processo.

Muitas pessoas têm receio em utilizar domínios novos, por ainda não terem conquistado um espaço tão significativo quanto os antigos, e isso influenciar negativamente no ranqueamento do site na página de resultados.

Melhores práticas na hora de escolha do domínio visando a otimização de site

Por isso, para construir um endereço dentro de um trabalho de otimização de sites, algumas questões devem ser consideradas:

otimizacao de siteUma coisa é certa: os fatores que determinam o sucesso de um domínio não dizem respeito apenas às questões técnicas de extensão e algoritmos de ranqueamento, indo além a uma relação direta e afetiva com o consumidor real, explorando campos de afinidade, credibilidade à marca e facilidade de memorização.

Branding: esse termo diz respeito à construção, posicionamento e à divulgação de marcas. Ao construir um domínio, não basta pensar apenas em SEO, limitando-se a apenas uma lista de palavras-chave.

É interessante que se combine a principal palavra-chave com algum outro termo com o objetivo de gerar uma marca, como por exemplo: Super Downloads, Mundo Java. Por isso, é importante que a construção do domínio seja criativa, principalmente para a criação de blogs.

Praticidade: um domínio precisa ser prático de digitar e memorizar. Hifens e números não costumam ser uma boa aposta, assim como, se o domínio precisar ser soletrado, gerar alguma dificuldade de digitação ou para ser lembrado, dificultará também a possibilidade de ser acessado.

Desde que não prejudique a marca da empresa, quanto menor for o domínio, melhor para a sua acessibilidade. Afinal, será um domínio fácil de memorizar e escrever. Principalmente para empresas que estão iniciando no mercado, marcas com nomes não intuitivos precisam de um maior esforço de branding para serem aceitas e se estabelecerem.

Alguns exemplos são: Submarino (loja de departamento) e Catho (agência de empregos) – nomes não intuitivos que, por si só, não tem relação com o tipo de serviço oferecido pelo site. Logo, se um site tiver um domínio não intuitivo, precisará compensar a dificuldade e gerar uma memória de marca de outras maneiras.

Copyright: Para a criação de um domínio que pretende nomear uma marca no futuro, antes de registrá-lo, é importante verificar se já não existe alguém que utilize o mesmo nome ou algo que possa ser confundido. Dessa maneira, evitam-se problemas/confusões de acessibilidade e possíveis transtornos judiciais no futuro. Para fazer esse tipo de verificação, basta utilizar a pesquisa de marcas do INPI.

Idade do domínio importa para o trabalho de SEO?

A idade de um domínio refere-se ao tempo de atividade do mesmo, isto é, há quanto tempo um site existe. Mesmo que já tenha mudado de design e conteúdo por diversas vezes, um site sempre esteve disponível para o Google acessá-lo.

São mais de 200 os critérios de ranqueamento utilizados pelo Google na classificação de sites. A idade do domínio é sim contada nesses algoritmos, porém, por si só, tem um peso pouco relevante. Conta mais o histórico de relevância dele ao longo do tempo.

Se uma página, ao longo do tempo, foi bem cuidada e nela se construiu muito mais do que um simples site, mas uma marca – uma referência para os usuários em seu segmento de atividade, adaptou-se às atualizações de ranqueamento do Google (como responsividade, por exemplo) mantendo a sua referência, de fato esse será um concorrente difícil de se ultrapassar nas buscas e, nesse caso, o tempo de um site pode fazer muita diferença.

Por outro lado, se o site ao longo do tempo não foi bem cuidado e não se adaptou às atualizações de ranqueamento, tem histórico de instabilidade frequente ou até de penalização pelo Google, um site novo facilmente poderá superá-lo os resultados de busca.

Se um endereço novo se adapta aos critérios de valorização do Google e traz para o segmento um produto ou serviço altamente inovador, que de alguma forma, venha a revolucionar algum paradigma e desperte real interesse nas pessoas, esse domínio terá grandes chances de acumular relevância rapidamente e, por consequência, facilmente atropelará os domínios mais antigos.

É nesse aspecto que a atualização constante de uma página pode favorecer seu posicionamento, através da oferta de novidades que atraiam o consumidor.

Em conclusão, a vantagem de um domínio mais antigo se aplica pelo tempo que ele teve de adquirir relevância: publicar bons conteúdos, conseguir seguidores, backlinks e desenvolver estratégias de otimização de sites SP.

No SEO, o tempo pode ser um fator de grande benefício, uma “carta na manga” de sites que já contam com um histórico positivo.

A extensão do domínio influencia a classificação?

Essa é uma pergunta que é repetida diversas vezes entre os clientes. A posição oficial do Google é que a extensão não influencia o ranqueamento de um site. Influência mais o histórico de atualizações deste e a qualidade de seu conteúdo publicado.

Porém, existem alguns casos raros em que exceções aconteceram e domínios foram penalizados. Alguns domínios menos tradicionais (.info, .biz, .me, .ly, …) costumam ser mais baratos, o que aumenta a probabilidade de serem usadas para se fazer spam.

Então, em determinado momento, o Google teria decidido banir de seus resultados todos os domínios .info para resolver esse tipo de problema. Outra situação parecida também aconteceu com os domínios .ly, que foram banidos, não pelo Google, mas pelo próprio país de origem.

Também há a questão do .com e.com.br, com um apelo geográfico ao site. Nem mesmo o .br pode ser considerado como um apelo de exibição dos resultados no Brasil, uma vez que, ao observar qualquer pesquisa no google, percebe-se que as primeiras opções são ocupadas por sites com ou sem o.br.

Dessa forma, no geral, a extensão do domínio não é tão importante, porém, para um viés de segurança e evitar a possibilidade de determinados “acidentes”, é mais interessante se adotar domínios mais tradicionais.

No Brasil, muitas empresas garantem seus domínios vinculando-os a empresas, como, por exemplo, a UOL – Universo Online – o portal do conteúdo. É comum encontrar empresas que tenham a extensão. uol em seus domínios.

O mais interessante para a otimização de sites SP é considerar como 1ª opção o.com.br, ainda mais agora que não é mais obrigatório possuir CNPJ para registrá-lo. É um domínio sólido, comum e, principalmente, que as pessoas têm familiaridade.

É importante utilizar uma extensão que possa ser lembrada pelos usuários ao digitar e que não demandem um esforço maior de marketing.

0 comments on “Idade do domínio e extensão influenciam a otimização de sites?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + quatro =