6 Benefícios de um Stakeholder na Gestão de Projetos


6 Benefícios de um Stakeholder na Gestão de Projetos

Benefícios de um stakeholder na gestão de projetos: Nunca houve tanta ênfase na compreensão das crenças, atitudes e comportamentos das partes interessadas para qualquer negócio ou empresa.

O feedback boca a boca daqueles que fazem interface com uma empresa ou negócio costumava ser considerado interessante, mas não de importância estratégica.

 

Benefícios de um Stakeholder na Gestão de Projetos?

Benefícios de um Stakeholder na Gestão de Projetos
Benefícios de um Stakeholder na Gestão de Projetos

Entretanto, na última década, houve uma mudança no reconhecimento da importância de buscar feedback e compreender as opiniões daqueles que apoiam um negócio ou empresa, ou que têm um interesse declarado no mesmo.

Os serviços públicos, em particular, adotaram a abordagem, buscando o envolvimento do público no desenvolvimento e formação de futuros serviços para determinadas comunidades.

Um reconhecimento da necessidade de envolver os usuários de serviços no desenvolvimento, revisão e elaboração de políticas de serviços.

Assim, a consulta tornou-se uma exigência no desenvolvimento bem-sucedido de políticas e serviços públicos. Entretanto, seu uso não se limita ao setor público e sem fins lucrativos.

 

Quais os Benefícios de um Stakeholder na Gestão de Projetos?

Um negócio é sobre relacionamentos, tanto bons quanto maus. Organizações de sucesso devem estar constantemente conscientes de quem ajudará a fazer a organização avançar, e aqueles que segurarão a organização para trás, premissa fundamental dos benefícios de um stakeholder na gestão de projetos.

Criar um mapa das partes interessadas que esboce quem será um aliado ou inimigo pode ser uma das ferramentas mais eficazes para tomar decisões de curto prazo e atingir objetivos de longo prazo.

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Você sabe quais são os benefícios dos stakeholders em seu negócio?

 

1 – Educação

A comunicação direta com um stakeholder permite que você aprenda não apenas sua perspectiva, mas pode fornecer novas ideias sobre um produto ou questão para ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva.

Certifique-se de incluir diversas perspectivas em seu alcance para garantir que você esteja ouvindo de todos os ângulos. Você nunca sabe o que pode aprender!

 

2 – Tomada de decisão eficaz

A educação adquirida a partir das novas perspectivas descritas acima pode mudar sua opinião sobre um assunto e permitir que você tome uma decisão mais informada.

Ou melhor ainda, ouvir suas partes interessadas pode reforçar uma decisão que você já tomou. Nunca custa considerar um problema a partir de uma abordagem diferente, e uma decisão informada deve ser sempre o objetivo.

 

3 – Confiança

Quando você chega às partes interessadas, você está deixando-as saber que você valoriza a perspectiva delas.

Esta abordagem colaborativa ajuda a construir confiança e boa vontade para com você e sua organização.

Isto pode ser especialmente útil se você estiver trabalhando após uma crise; reconstruir a confiança pode ser um processo longo e árduo, mas começa com a garantia de que todos os seus interessados sintam que têm um lugar à mesa.

 

4 – Economia de custos

O engajamento com as partes interessadas pode, em última instância, economizar tempo e dinheiro.

Os dados mostram que as empresas que envolvem as partes interessadas melhoram suas chances de concluir um projeto dentro do prazo e do orçamento.

Essa economia pode vir da eliminação de bloqueios de estradas e da mitigação de surpresas que podem retardar o processo de sua organização.

 

5 – Gerenciamento de risco

Grupos e indivíduos podem ajudá-lo a identificar riscos potenciais antes que eles se tornem ameaças ao seu projeto ou organização.

Prevenir estas ameaças também elimina os danos (orçamentários e outros!) que eles podem trazer.

 

6 – Prestação de contas

No final, o envolvimento com grupos e indivíduos é fundamental para melhorar a responsabilidade dentro de sua própria organização, bem como com o público externo.

A transparência é importante – seja claro sobre os resultados que você espera alcançar e os passos que você está dando no caminho.

Não se esqueça de acompanhar suas partes interessadas para que elas saibam como você está se saindo!

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