Como começar a trabalhar com artesanato?


como começar a trabalhar com artesanato

Se você quer aprender como começar a trabalhar com artesanato, é muito importante entender também alguns outros critérios relacionados ao trabalho em si. Ou seja, não basta apenas desenvolver uma técnica ou ter habilidade para transformar o trabalho em uma fonte de renda recorrente.

É preciso entender um pouquinho de estratégias, divulgação, mercado e precificação dos produtos para que você possa, assim, levar o seu artesanato para outro nível. Então, para te ajudar, no artigo de hoje você vai conhecer algumas dicas bem legais de como você pode implementar o seu trabalho e torná-lo rentável.

Acompanhe!

Como começar a trabalhar com artesanato?

Existem muitas maneiras para entender como começar a trabalhar com artesanato. Na verdade, se você já tem alguma habilidade ou já sabe desenvolver alguma peça de artesanato, já tem meio caminho andado, pois o produto é fundamental para o processo.

Entretanto, se você ainda não sabe o que criar ou não sabe por qual caminho do artesanato seguir, tentar implementar um passo a passo na sua rotina pode te ajudar bastante. E nós vamos explicar tudo isso a partir de agora. Continue lendo.

Teste diversos tipos de artesanato e descubra o que você gosta de fazer

O primeiro passo para que você possa desenvolver o trabalho de artesanato para gerar uma renda extra (ou uma renda integral), é descobrir o que você gosta de fazer. Afinal, artesanato é, também, um trabalho que envolve muito amor e paixão. Portanto, é de suma importância que estes critérios possam aparecer na peça final.

Mas, como descobrir o que você realmente gosta? Bom, se você já fez algumas peças, certamente já chegou lá. Mas se você ainda não produz nada, a nossa recomendação é testar. Sim, teste muito! Você precisa entender e praticar diversas modalidades de artesanato, até que encontre uma que goste de fazer.

Para que você realmente consiga ganhar dinheiro com seu trabalho, recomendamos que você também considere outra questão, que está relacionada ao mercado. Tente entender quais são as peças de artesanato que as pessoas mais compram e desenvolva uma habilidade para produzi-las. Assim, você conseguirá ter bons retornos.

Uma a necessidade das pessoas com a sua arte e encontre, no meio disso, uma maneira de lucrar. 

Tecido suede para reformas e revestimentos

Entre em grupos de artesanato e veja o que mais as pessoas compram

Uma dica bem legal de como começar a trabalhar com artesanato é participar de grupos sobre o assunto. Pode ser no Facebook ou no WhatsApp. O importante é estar no meio do processo e entender o que você pode fazer para lucrar de maneira sustentável, criativa e inteligente.

Por exemplo, se você participar de um grupo e perceber que as pessoas estão, ali, buscando por algum tipo específico de artesanato, que tal fazê-los para começar a vender? Isto é um indicativo de demanda, pois mostra o que o público está querendo.

Esta é uma maneira de analisar o mercado, a qual mencionamos anteriormente. É importante fazer isso para que você possa compreender se alguém vai ou não comprar suas peças. Quanto mais você conseguir compreender o que as pessoas querem, melhor.

Logo, participar de grupos sobre o assunto pode ser bastante atrativo e benéfico neste sentido.

Publique seu trabalho nas redes sociais de maneira profissional e utilize anúncios

Publicar seu trabalho nas redes sociais é algo óbvio e que você, intuitivamente, deve fazer. Afinal, é um local totalmente popular e que pode ajudar a vender. Só que você precisa dar um passo adiante e considerar as mídias digitais como uma fonte profissional.

Como fazer isso? É muito simples. Com apenas algumas atitudes básicas, você já consegue unir o útil ao agradável. Então, publique fotos bonitas, pense em cenários para sua peça, pense na iluminação, coloque o preço do produto, diga se você faz personalizado ou não, etc.

O importante é criar imagens e descrições que façam todo o sentido para o seu público. Responda cada comentário com carinho, com calma e sanando todas as dúvidas. Não tenha medo de escrever: não responda só com “sim” ou “não”. Elabore comentários que sejam legais e que façam a pessoa, do outro lado, se sentir especial.

Além disso, você pode explorar todos os benefícios dos anúncios, de modo que suas peças alcancem ainda mais pessoas. Então, não abra mão de anunciar nas mídias digitais. Aprenda sobre isso e você verá como seu trabalho pode chegar em muitas outras pessoas. 

Crie peças originais e aproveite datas sazonais

O mais legal do artesanato, é que você pode criar peças de acordo com as datas do ano. Ou seja, você sempre poderá ter trabalho para fazer, uma vez que existem muitos momentos sazonais que podem gerar vendas para o seu negócio.

Então, pense sempre nas datas comemorativas com antecedência, de modo que você possa oferecer seu artesanato para quem quiser encomendá-lo. Publique fotos e diga que você está aberta para pedidos. Com organização e planejamento, você poderá ganhar bastante dinheiro com momentos especiais para as pessoas.

Dica: para deixar as peças ainda mais atrativas e gerar uma experiência fantástica para o cliente, coloque um cheirinho em cada produto. Encontre uma loja de óleos essenciais para comprar aromas, essências, talcos e outros produtos que te ajudem a perfumar e entregar a peça de um jeito totalmente diferente e inovador.

Reinvista o lucro na compra de materiais e ferramentas

E por fim, uma dica muito importante para quem quer aprender como começar a trabalhar com artesanato, é: reinvesta o lucro. Isso mesmo. Esta é uma técnica muito usada por grandes empresas e é justamente isso que faz elas crescerem. Então, aproveite isso e consiga aumentar a sua produtividade com as primeiras peças que você vender.

Reinvestir no seu trabalho oferece a possibilidade de comprar mais materiais, fazer mais anúncios, contratar uma pessoa (por que não?), comprar móveis que ajudem no trabalho em si e muitas outras questões. Abrir mão do lucro inicial faz você ter um lucro muito maior no longo prazo.

E agora que você já tem boas dicas para empreender com artesanato, bora colocar a mão na massa?

0 comments on “Como começar a trabalhar com artesanato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *