Como montar um Pet Shop Móvel

Pensa em montar um pet shop móvel mas não sabe nem por onde começar? Então esse artigo é para você. Confira como montar e como funciona um Pet Shop móvel!

Primeiramente, é preciso entender que um Pet shop móvel nada mais é que um Pet shop sobre rodas, na mesma linha dos já bem conhecidos food truck e, assim, levando a loja e serviços aos seus clientes.

Lembrando que muitos animais têm medo de andar de carro, o que é um ponto a favor desse tipo de negócio, já que esse medo as vezes se torna um grande impeditivo para idas ao Pet Shop, sendo também muito desconfortável para o dono, fazendo do Pet Shop móvel uma ótima alternativa.

Vale saber que enquanto esse tipo de negócio já é bem comum nos Estados Unidos, com muitos pet shops sobre rodas, por aqui isso ainda é novidade, embora esteja começando a surgir , de uma forma ainda tímida, por aqui.

Na verdade, principalmente, nos dias de hoje, essa pode ser uma alternativa de negócio muito lucrativa. Quer saber como montar o seu Pet Shop de sucesso? Confira aqui com a gente!

Como funciona um Pet Shop móvel?

Embora pareça algo muito complexo, na verdade, é até bem simples montar um Pet Shop móvel. Para isso, só é preciso ter uma van ou furgão adaptado, para poder organizar os produtos e poder oferecer os serviços, tais como:

  • Venda de ração, brinquedos e acessórios;
  • Banho;
  • Tosa;
  • Medicamento;
  • Dog Walker (passeador de cães).

Lucro de um Pet Shop móvel

Quanto ao lucro, calcula-se que ele pode passar os R$ 15 mil mensais, e o custo médio com veículo e adaptação pode variar entre R$ 80 mil e R$ 150.000.

Passo a passo para montar um pet shop móvel

A boa notícia é que além de se mostrar uma forma bem mais prática de oferecer os serviços, montar um pet shop móvel também é bem mais simples do que montar um Pet Shop tradicional.

Certamente, um Pet Shop móvel possibilita atender mais clientes, embora existam alguns desafios a serem vencidos, como:

  1. Escolher o veículo

É preciso o encarar como uma clínica, propriamente dita, por isso, vale priorizar o conforto e o espaço, esquecendo um pouco o custo.Só muita atenção aos juros na compra a prazo.

Algumas opções de furgão:

  • Iveco Daily
  • Fiat Ducato
  • Lifan Foison
  • Renault Master
  • Mercedes Sprinter
  • Reboque com Trailer
  1. Acertar na escolha da empresa que irá adaptar o veículo

Pesquise muito a empresa que fará a adaptação do veículo, não arrisque seu dinheiro, procure as que já são do mercado, tais como Revest Tudo, Fagbrasil, Greencar, Ecoxuindademovel, por exemplo.

Lembrando que o veículo terá que contar com revestimento interno apropriado para ter todo o equipamento necessário para tratar os animais, tendo que ter mesa de tosa, banheira, jato de água com temperatura controlada, dois tanques de água (com água limpa e água suja), secador e um gerador de energia; além de um revestimento externo que servirá como fachada e vitrine para a sua empresa móvel.

Vale saber que algumas empresas já oferecem a adaptação completa do veículo, das paredes, hidráulico e elétrico, até o maquinário necessário, podendo chegar à R$10 mil.

Maquinário:

  • máquina desembaraçadora (R$1000),
  • ducha (R$500),
  • máquina de tosa (R$1000),
  • kit de escovas (R$350) máquina de secar (R$8500),
  • total: R$11.350.
  1. Legalizar seu negócio

É preciso ter em mente que diante da lei, seu negócio é igual ao de um pet shop comum, por isso, será necessário um responsável técnico (veterinário) de acordo com o Decreto nº 40.400/1995, artigo 3º, assim como realizar todas as etapas burocráticas para criar uma empresa: CNPJ, entre outras liberações.

E atenção, é preciso que a carteira de motorista seja de categoria B, principalmente, no caso de veículos muito grandes e pesados C.

  1. Criaruma tabela de preços

Certamente, até pela praticidade e pelos custos de montar esse negócio, é justo cobrar mais do que um pet shop comum, até mesmo chegar a 20% a mais em serviços e produtos.

Exemplo, no caso de conseguir oferecer 23 serviços por dia, com duração de 30 minutos cada e um valor médio de R$50,00, isso pode corresponder a uma média de R$1.200,00 de lucro bruto por dia, ou R$30.000 mensal.

Certamente, isso é só um exemplo.

  1. Invista em administração e marketing

Procure se informar ao máximo de como administrar o seu negócio, assim como, conhecer estratégias de marketing, que vão fazer total diferença no sucesso, ou não, de seu negócio, e vale apelar para um sistema para automatizar esses serviços e ajudar na gestão de seu Pet Shop.

  1. Importância de um sistema de gestão

Sem dúvida, nesse mercado muito competitivo, sai na frente quem tem uma gestão eficiente e, nesse sentido, um sistema de gestão oferece tudo o que precisa para uma administração sem dores de cabeça.

Dentre outras coisas, um sistema de gestão oferece controle de fluxo de caixa, de estoque, agendamentos, gestão financeira, entre outros serviços de administração e gestão.

Sem dúvida, esse tipo de sistema permite visualizar o que precisa ser melhorado, ter um maior controle das vendas e lucros…

Lembrando que atualmente já podemos contar com muitos softwares que fazem todo esse serviço de gestão, como nuvemvet, por exemplo, que oferece o melhor custo benefício e um ótimo suporte.

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